Visualizar no navegador
 
 
Associação Portuguesa de Geólogos
 
MARÇO 2020 | Nº 81
 
EDITORIAL
 
 
Estimado/a Associado/a, Estimado/a subscritor/a,

Esperamos que se encontre bem de saúde, assim como a sua família.

Apesar da situação atual de crise desencadeada pela COVID-19, a APG continua a desenvolver o seu trabalho com a normalidade possível, recorrendo ao teletrabalho.

Como é do seu conhecimento, fomos forçados a adiar alguns dos eventos (Dia da APG 2020 e Seminário "A Geologia na Rota da Vinha e do Vinho na Região da Beira Interior (Pinhel)) previstos para o primeiro semestre de 2020, com a esperança de que seja possível realizá-los o mais breve possível.

A APG mantém-se ao seu dispor para quaisquer solicitações, questões ou esclarecimentos.

Aproveitando o Dia Mundial da Poesia, comemorado no passado dia 21 de março, deixamos-lhe um poema da escritora Sophia de Mello Breyner:

Um Dia
 
Um dia, gastos, voltaremos
A viver livres como os animais
E mesmo tão cansados floriremos
Irmãos vivos do mar e dos pinhais.
O vento levará os mil cansaços
Dos gestos agitados irreais
E há-de voltar aos nossos membros lassos
A leve rapidez dos animais.
Só então poderemos caminhar
Através do mistério que se embala
No verde dos pinhais na voz do mar
E em nós germinará a sua fala.

Desejamos-lhe a si e à sua família muita saúde e resiliência neste momento desafiante para todos nós e apelamos para que sigam as recomendações das entidades competentes, no sentido de prevenir e minimizar os efeitos desta pandemia.

Saudações geológicas,
A Direção da APG
 
 
NOTÍCIAS
 
Dia Mundial da Água comemorado no dia 22 de março
 
No passado dia 22 de março foi comemorado o Dia Mundial da Água, que este ano destacou a interação entre a água e as alterações climáticas. Todos temos um importante papel a desempenhar para evitar um futuro de escassez de água potável e de ecossistemas destruídos, através de uma mudança nos hábitos de consumo e dos padrões de vida e de modelo económico.

Um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) consiste em “Garantir a disponibilidade e a gestão sustentável da água potável e do saneamento para todos”. Apesar dos muitos esforços já desenvolvidos, ainda temos um longo caminho a percorrer para conseguirmos alcançar este Objetivo, que no século XXI já deveria ser um direito básico e inquestionável de todos os povos.

Hoje, mais do que nunca, devemos unir esforços para tornar este Objetivo uma realidade. A crise global que enfrentamos, resultado da atual pandemia, torna ainda mais urgente esta garantia básica de acesso à água como bem essencial a todos, em qualquer lugar do mundo!
Curso de Formação “Os métodos geofísicos e a deteção de contaminações ambientais” (e-Learning)
 
No âmbito do Plano de Formação Profissional da APG para o ano de 2020, irá realizar-se de 18 de maio a 3 de junho, em parceria com o centro de formação I9project, o curso de formação “Os métodos geofísicos e a deteção de contaminações ambientais”. Este curso, acreditado pela Federação Europeia de Geólogos, tem uma duração de 25 horas e decorre em regime de e-Learning.
Pretende-se demonstrar o grande potencial dos métodos geofísicos e ao mesmo tempo dotar os formandos de conhecimentos que lhes permitam pôr estas técnicas em prática, contribuindo assim para um avanço global na área da remediação ambiental.

O curso destina-se a profissionais de geologia e áreas afins que pretendam aprofundar conhecimentos no domínio das temáticas relacionadas com as diferentes aplicações dos métodos geofísicos, nomeadamente em áreas contaminadas por diferentes tipos de resíduos.

Destina-se igualmente a todos os estudantes de geociências que se interessem por conhecer novas técnicas para detectar a contaminação ambiental de forma não invasiva, mostrando a aplicabilidade no terreno e na vida real da teoria que aprendem nas aulas.

As inscrições já se encontram abertas: http://shorturl.at/AH134
 
MAIS INFO [+]
3ª Edição do Curso de Formação “Educação Ambiental” (Região Norte)
 
A Associação Portuguesa de Geólogos, em parceria com a empresa de formação 4EMES, encontra-se a promover um conjunto de cursos de formação inseridos nas tipologias de Formação Modular para empregados e desempregados. Estes cursos de formação são cofinanciados pelo POISE – Programa Operacional Inclusão Social e Emprego.

Neste âmbito está agendada a 3ª Edição do Curso de Formação “Educação Ambiental” (Região Norte) para o período de 16/06/2020 a 01/07/2020 na EB2,3 de Lamego.

As inscrições já se encontram abertas. Aceda aqui ao formulário de inscrição.

Este curso de formação encontra-se acreditado pelo CCPFC para os grupos de recrutamento 230, 420, 510 e 520.
 
MAIS INFO [+]
ENGIE (EIT RawMaterials): Encouraging girls to study geosciences and engineering
 
No âmbito do projeto ENGIE encontram-se atualmente a decorrer dois inquéritos:

Mulheres nas geociências e na geo-engenharia
 
O projeto ENGIE pretende capitalizar a experiência de mulheres de sucesso nas áreas de geociências e geo-engenharia. Assim, o consórcio do projeto está a realizar um inquérito online sobre a motivação e as experiências destas profissionais. O questionário está disponível no seguinte link: shorturl.at/fjQRZ

Apelamos à vossa participação e disseminação do questionário pelas vossas colegas.

Este questionário estará disponível até ao dia 31 de março de 2020.

Estudantes dos Ensinos Básico e Secundário
 
O projeto ENGIE visa incentivar as raparigas a estudar geociências e engenharia e, assim, melhorar o equilíbrio de género nessas áreas. Atualmente, o consórcio do projeto está a realizar um inquérito anónimo dirigido aos estudantes europeus dos Ensinos Básico e Secundário (com idades compreendidas entre os 13 e os 18 anos) para saber mais acerca dos seus planos em termos de carreira profissional e o seu conhecimento e interesse pelas geociências. O inquérito, disponível até 15 de maio de 2020, pode ser acedido através deste link: https://evasys.ltu.se/evasys/online.php?p=ENGIE2020surveySpor
 
Solicitamos a divulgação do referido inquérito pela comunidade escolar, nomeadamente pelos professores de Ciências Naturais, Biologia/ Geologia, Físico-Química e Geografia e pelos alunos com idades entre os 13 e os 18 anos.
 
Aproveitamos, ainda, para agradecer a todos aqueles que já divulgaram e participaram neste inquérito. Segundo informação que nos foi enviada pelo consórcio do projeto, a participação dos estudantes portugueses tem sido extraordinária, o que nos deixa extremamente satisfeitos.
 
INFORMAÇÃO ASSOCIATIVA
 
Novo acesso à Área Pessoal de Associado
 
Para aceder à sua área pessoal de associado deverá passar a usar o seguinte link de acesso: http://gestao.apgeologos.pt/Login.aspx. As credenciais de acesso mantêm-se.
 
INFORMAÇÃO DIVERSA
 
Informação útil: Estamos On
 
Estamos On é o novo website de apoio e informação, dirigido aos cidadãos, famílias, trabalhadores e empresas, sobre os efeitos causados pelo novo coronavírus e a COVID-19. Aqui poderá encontrar toda a informação e conhecer os apoios a que tem direito.

Acompanhe todas as novidades aqui: https://covid19estamoson.gov.pt/

Destacamos:
Medidas do Governo para apoio ao emprego e às empresas
 
Prémio Geoconservação 2020: prorrogação do prazo de submissão de candidaturas
 
Tendo em conta as limitações decorrentes do combate à crise pandémica Covid-19, Grupo Português da Associação Europeia para a Conservação do Património Geológico (ProGEO-Portugal) decidiu prorrogar, até 30 de abril de 2020, o prazo de submissão das candidaturas ao Prémio Geoconservação 2020. Esta distinção tem como objetivo estimular a conservação do Património Geológico.

Serão admitidas ao concurso propostas subscritas por Câmaras Municipais, Associações de Municípios ou Comunidades Intermunicipais com sede em território nacional. As candidaturas deverão ser enviadas, por correio eletrónico para paolo@dct.uminho.pt.

O Regulamento e o Formulário de Candidatura encontram-se disponíveis na página da ProGEO-Portugal, onde constam mais informações sobre as edições anteriores (fotografias e recortes de imprensa).

A Associação Portuguesa de Geólogos integra o júri deste Prémio, atribuído anualmente.

Cartaz | Regulamento | Boletim de candidatura
Dez minutos pelo voluntariado ambiental
 
Se é voluntário ambiental, este questionário é para si!
 
Pela primeira vez em Portugal, o voluntariado ambiental está a ser alvo de uma dissertação de mestrado. Com esta investigação, tenta-se dar resposta a questões essenciais sobre o voluntariado, tais como:

- O que motiva os voluntários ambientais?
- Quanto tempo se voluntariam? Em que organizações?
- Qual o seu grau de satisfação?

Quanto melhor compreendermos o voluntariado ambiental, melhor será a sua experiência. Para isso, precisamos da sua ajuda! Pode preencher este questionário sobre o seu voluntariado em organizações de ambiente e equiparadas durante 2019? São apenas dez minutos do seu tempo. As suas respostas são confidenciais.

Clique neste link e preencha o questionário: https://tinyurl.com/iVAmb2019
 
O questionário estará aberto até final de maio de 2020.
 
Contamos consigo!
Notícias da FEG
 
 
49º número da revista European Geologist: Resenhas de livros (Book Reviews)
 
O Conselho Editorial da Revista European Geologists pretende publicar resenhas de livros científicos no próximo número da revista, previsto estar disponível em maio de 2020. É dada preferência a resenhas de livros científicos (preferencialmente em inglês), mas serão também aceites revisões de livros relacionados com Geologia, direcionados a um público mais vasto.

O texto de revisão deverá ter no máximo 600 palavras e deverá consistir num sumário e avaliação concisos do conteúdo do livro e incluir a opinião do revisor acerca do livro. Seria, também, conveniente incluir uma foto da capa. Pede-se, igualmente, ao revisor que identifique a possível audiência que poderá ter interesse no livro.

Caso esteja interessado/a em efetuar uma resenha de livro, por favor, envie a sua contribuição (documento formato Word e foto(s) do livro em separado em formato JPEG ou TIFF) para a Editora-Chefe da Revista, Éva Hartai (eva.hartai@eurogeologists.eu) com Cc para Anita Stein (anita.stein@eurogeologists.eu) até 20 de abril de 2020.
 
GEOEDUCAÇÃO
 
A APG sugere…
 
Em tempo de quarentena vão surgindo várias sugestões de atividades que podem ser efetuadas de forma virtual, incentivando o conhecimento, a partilha e a comunicação.

Retomamos a antiga rúbrica «A APG sugere…» para divulgar algumas dessas atividades, que visam promover o conhecimento geológico. Nesta edição rumamos ao Arouca Geopark que nos propõe explorar, confortavelmente a partir de casa, as peculiaridades dos seus 41 geossítios, através de uma visita virtual pelo website deste Geoparque Mundial da UNESCO.

Caso queira contribuir para esta rúbrica, por favor, envie um e-mail com um pequeno texto de divulgação e uma imagem representativa para o secretariado da APG: info@apgeologos.pt.

#fiqueemcasa
 
EVENTOS
 
 
Consulte os eventos no Website da APG.
 
 
BOLSA DE EMPREGO
 
 
Consulte as várias ofertas de emprego disponibilizadas nos seguintes Websites:

Naturlink

EFG Website

Earthworks-jobs.com

HunterPersonnel.com

Seleção Engenharia

ResearchGate

Era Careers

European Geoscience Union
 
 
PATROCÍNIOS
 
 
 
 
 
MAIS INFO [+]
 
 
 
MAIS INFO [+]
 
 
 
MAIS INFO [+]
 
 
Patrocine a APGNews e ganhe visibilidade para a sua empresa. Contacte-nos através do e-mail info@apgeologos.pt e saiba as condições especiais que temos ao seu dispor.
 
 
Facebook
Twitter
Linkedin
Instagram
Youtube
 
 
Copyright © 2011-2020, APG, Departamento de Comunicação, All rights reserved.
 
 
Este e-mail foi enviado para ms.apgeologos@gmail.com
Você recebeu este e-mail porque está registrado com Associação Portuguesa de Geólogos
 
 
SendinBlue
 
 
Associação Portuguesa de Geólogos · Museu Geológico Rua da Academia das Ciências, nº19 - 2º · Lisboa 1249-280 · Portugal